BARROQUINHA

BARROQUINHA

Site da prefeitura

Fundação: 11/05/1988

Emancipação Política: 11 DE MAIO DE 1988

Gentílico: BARROQUINHENSE

Unidade Federatíva: CE

Mesoregião: NOROESTE CEARENSE

Microregião: LITORAL DE CAMOCIM E ACARAÚ

Origem
Tudo começou em alto mar, por volta do século XVII, quando uma tripulação de pescadores de outra região, em função de uma forte tempestade, acabou perdendo a direção e, por medo de não sobreviverem, resolveram fazer uma promessa a Nossa Senhora dos Navegantes para que ela os guiasse. Foi nesse momento que os quatro tripulantes avistaram a Barra dos Remédios, chegaram à terra firme e, a partir daí, começaram uma longa e exaustiva caminhada até encontrar uma pequena vila com humildes casebres cobertos por palhas de carnaúba, onde foram recebidos de maneira simples, mas com muito carinho por um senhor chamado Porfírio de Laborão, que de imediato tratou da hospitalidade deles antes que voltassem à terra natal.

Cumprindo a promessa, os pescadores retornaram com uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, a protetora de todos que navegam mar a dentro, e, como forma de agradecimento pela sobrevivência, ergueram a capela em sua homenagem. Desde então virou tradição os festejo da padroeira.

Inicialmente, foi dado o nome de Paço Imperial a esse lugarejo devido à passagem de uma comitiva do Imperador D. Pedro II, que foi enviada para socorrer os flagelados da seca. Passando por aqui, eles construíram um poço profundo que então originou o nome Paço Imperial. Posteriormente, foi criado o distrito com a denominação de Barroquinha pelo ato provincial de 07 de junho de 1883 e, pela Lei Municipal Nº 3 de 30 de março de1893, o distrito foi subordinado ao município de Camocim.

História
À margem do Riacho Tabocal, onde se Fixou a povoação, inicialmente com o nome Paço Imperial.

Origem do Topônímo: Provém, geolociamente, de pequenas massas erodidas ou barrocas, donde certamente terá se formado Barroquinha.

Gentílico: barroquinhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Barroquinha, pelo ato provincial de 07-06-1883 e por lei municipal nº 3, de 30-03-1893, subordinado ao município de Camocim.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito aparece grafado Barroquinhas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito volta a grafar Barroquinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Barroquinha, pela lei estadual nº 11432, de 11-05-1988, desmembrado de Camocim. Sede no antigo distrito de Barroquinha. Constituído de 2 distritos: Barroquinha e Bitupitá desmembrado de Camocim. Instalado em 01-01-1989.

Pela lei estadual nº 029, de 09-11-1990, é criado o distrito de Araras e anexado ao município de Barroquinha.

Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído de 3 distritos: Barroquinha, Araras e Bitupitá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações de Grafias

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito aparece grafado Barroquinhas,.Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, volta a grafia Barroquinha.

Cultura
O principal evento cultural é festa do padroeira Nossa Senhora dos Navegantes.

Divisão Política
A administração municipal localiza-se na sede: Barroquinha.

Curiosidades

Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são os rios das Palmeiras, das Almas, da Chapada, Timonha, Guabira, Ubatuba e dos Remédios.

Relevo e solos
Região costeira (areias quartzosas álicas, areias quartzosas distróficas, areias quartzosas eutróficas, areias quartzosas marinhas distróficas, podzólico vermelho amarelo eutrófico) formada de dunas e ilhas, como as das Cunhãs e Grande. Não possui grandes elevações.

Vegetação
A boa parte do território é coberto pela caatinga arbustiva aberta e densa, mais ao interior, e por tabuleiros costeiros, mais próximos ao litoral. Apresenta também regiões de caatinga arbustiva e mangue próximo à foz dos rios das Almas, da Chapada, Timonha, Guabira, Ubatuba e dos Remédios.

Economia
Basicamente pesca para exportação de lagosta e camarão.

Indústrias: seis, três extrativas e três de produtos alimentares.

Outra fonte de renda deste município é o turismo, devido a suas praias e ilhas.

Dados de características geográficas

Área: 383,00

População estimada: 14475

Densidade: 37,80

Altitude: 94

Clima: TROPICAL ATLÂNTICO

Fuso Horário: UTC -3

Distância para a capital: 420,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito